declarar variável (simples):
primeiramente, você deverá colocar depois da linha "program" a palavra "var" e enfim declarar as variáveis do programa.
Program pascal
var
idade:integer
num:real;
nome:string;
Begin
End.
neste exemplo, eu declarei as variaveis idade (como numero inteiro(integer)), num (como numero real(real)) e nome (como tipo de "palavra"(string))
posteriormente mostraremos mais tipos de variáveis, mas neste post só utilizaremos estes tipos de variáveis.
Program pascal
var
idade:integer
num:real;
nome:string;
Begin
End.
neste exemplo, eu declarei as variaveis idade (como numero inteiro(integer)), num (como numero real(real)) e nome (como tipo de "palavra"(string))
posteriormente mostraremos mais tipos de variáveis, mas neste post só utilizaremos estes tipos de variáveis.
comandos(básicos):
:=
Esse sinal significa "recebe", por exemplo:
idade := 5
isso significa que a variavel "idade" receberá o valor 5
Write();
Serve para você mostrar/imprimir na tela o que tiver dentro do parênteses, por exemplo:
Write('você tem ',idade,' anos');
nesse exemplo, aparecerá exatamente "você tem 5 anos"
outro exemplo:
Write('escreva seu nome ');
obs.: existe o comando Writeln(); que tem o mesmo fundamento do Write(); porem quando o Writeln(); é usado, a barra de escrita estará na linha de baixo, não do lado
Read();
Read(); serve para você atraibuir um valor, que o usuário digitará, à uma variável. exemplo:
Writeln('Qual seu nome?');
Read(nome);
Writeln('Seu nome é ',nome);
neste exemplo aparecerá:
Qual seu nome?
[aqui o usuário digitará algo e apertará enter]
Seu nome é [o nome que o usuário digitou]
osb.: existe tbm o readln(); que tem o mesmo propósito do writeln(); pular uma linha.
por enquanto nosso programa está assim:
Program Pzim ;
var
idade:integer;
num:real;
nome:string;
Begin
writeln('Qual seu nome?');
readln(nome);
write('Seu nome é ',nome,);
End.
Condicionais
condicionais são os comandos que nos criam possibilidades.
if (condição) then
begin
comando1
comando2
.
.
.
end;
essa condicional funciona assim: Se tal_coisa então fazer_coisa fim
lembram do "Se sede então beber_agua"?
então, essa linha de programação encaixa-se aqui
if (sede = true) then
begin
beber_agua();
end;
dica: SEMPRE que existir um "begin" deverá existir um "end" não pode existir mais "begin" que "end" e vice-versa
if ... then begin
...
end
else begin
comando
end;
else significa se não ... ou seja se a resposta do "se" voltar negativa (false), o programa pulará todo a parte do "se" e irá direto para o "Se não" e executará os comandos. por exemplo:
if (idade > 18) then
begin
write('você é adulto');
end
else begin
clrscr;
writeln('você não é adulto');
end;
no nosso caso, idade é 5, então o programa perguntará: idade > 18? a resposta é negativa, logo pulará direto para o else e imprimirá na tela a frase "você não é adulto"
if ... then begin
...
end
else if (outra condição) then begin
comando;
end;
(e se quiser colocar outro else aqui pode colocar ...)
else if sinifica "Se não se" ou seja se sua idade não for maior que 18 ela pula pro "se não se" e novamente fará outra pergunta:
if (idade > 18) then
begin
write('você é adulto');
end
else if (idade > 13) then
begin
clrscr;
writeln('você é adolescente');
end
else begin
clrscr;
writeln('Você é criança')
end;
primeira pergunta: idade > 18? não?
se não se: idade > 13 e idade <= 18? (como a idade não é maior que 18, ela só pode ser menor ou igual, então a segunda parte entra automaticamente no "se não se") não?
se não: Você é criança
símbolo de divisão (restorna valores com vírgula). exemplo: 6 / 3 = 2
primeiro programa: IMC - índice de massa corporal
Faça um programa que leia a altura e peso da pessoa, e imprima a massa corporal
fórmula para massa corporal: peso/altura² (altura em metros)
resposta:
Program Pzim ;
var
peso:integer; // peso inteiro, mas pode ser real também
altura,imc:real; // altura e imc deve ser real, ja que será colocado número com vírgula
Begin
writeln('Insira seu peso'); //imprime na tela a frase "insira seu peso" para que o usuário possa entender o que é para fazer
readln(peso); //armazena na variável peso o número que o usuário colocou
writeln('Insira sua altura em metros'); //o mesmo do peso
readln(altura); //o mesmo do peso
imc := peso/(altura*altura); // insiro a fórmula do IMC
write(imc); //imprime o IMC na tela
End.
Aqui vai um desafio:
quero que o programa diga ao usuário se ele tem massa corporal em excesso (acima de 24,5), se precisa engordar (abaixo de 17,5) ou se esta no ideal
condicionais são os comandos que nos criam possibilidades.
if (condição) then
begin
comando1
comando2
.
.
.
end;
essa condicional funciona assim: Se tal_coisa então fazer_coisa fim
lembram do "Se sede então beber_agua"?
então, essa linha de programação encaixa-se aqui
if (sede = true) then
begin
beber_agua();
end;
dica: SEMPRE que existir um "begin" deverá existir um "end" não pode existir mais "begin" que "end" e vice-versa
if ... then begin
...
end
else begin
comando
end;
else significa se não ... ou seja se a resposta do "se" voltar negativa (false), o programa pulará todo a parte do "se" e irá direto para o "Se não" e executará os comandos. por exemplo:
if (idade > 18) then
begin
write('você é adulto');
end
else begin
clrscr;
writeln('você não é adulto');
end;
no nosso caso, idade é 5, então o programa perguntará: idade > 18? a resposta é negativa, logo pulará direto para o else e imprimirá na tela a frase "você não é adulto"
if ... then begin
...
end
else if (outra condição) then begin
comando;
end;
(e se quiser colocar outro else aqui pode colocar ...)
else if sinifica "Se não se" ou seja se sua idade não for maior que 18 ela pula pro "se não se" e novamente fará outra pergunta:
if (idade > 18) then
begin
write('você é adulto');
end
else if (idade > 13) then
begin
clrscr;
writeln('você é adolescente');
end
else begin
clrscr;
writeln('Você é criança')
end;
primeira pergunta: idade > 18? não?
se não se: idade > 13 e idade <= 18? (como a idade não é maior que 18, ela só pode ser menor ou igual, então a segunda parte entra automaticamente no "se não se") não?
se não: Você é criança
Operadores matemáticos
Essa parte é uma parte fácil, mas que pode-se tornar muito complicado!
+
símbolo de adição. exemplo: 5 + 9 = 14
-
símbolo de subitração. exemplo: 7 - 3 = 4
*
símbolo de multiplicação. exemplo: 2 * 8 = 16
/Essa parte é uma parte fácil, mas que pode-se tornar muito complicado!
+
símbolo de adição. exemplo: 5 + 9 = 14
-
símbolo de subitração. exemplo: 7 - 3 = 4
*
símbolo de multiplicação. exemplo: 2 * 8 = 16
símbolo de divisão (restorna valores com vírgula). exemplo: 6 / 3 = 2
primeiro programa: IMC - índice de massa corporal
Faça um programa que leia a altura e peso da pessoa, e imprima a massa corporal
fórmula para massa corporal: peso/altura² (altura em metros)
resposta:
Program Pzim ;
var
peso:integer; // peso inteiro, mas pode ser real também
altura,imc:real; // altura e imc deve ser real, ja que será colocado número com vírgula
Begin
writeln('Insira seu peso'); //imprime na tela a frase "insira seu peso" para que o usuário possa entender o que é para fazer
readln(peso); //armazena na variável peso o número que o usuário colocou
writeln('Insira sua altura em metros'); //o mesmo do peso
readln(altura); //o mesmo do peso
imc := peso/(altura*altura); // insiro a fórmula do IMC
write(imc); //imprime o IMC na tela
End.
Aqui vai um desafio:
quero que o programa diga ao usuário se ele tem massa corporal em excesso (acima de 24,5), se precisa engordar (abaixo de 17,5) ou se esta no ideal
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