quarta-feira, 11 de maio de 2011

Flash - AS3 - Matriz e Time

E ai galera, aqui vai mais um post sobre AS3, criação de Matriz e Timer, vamos la!

--

MATRIZ

var herois:Array = new Array(); // cria a matriz
herois = [
["Ryu","Ken","Bison"], //atribui os seus valores...
["Sagat","Vega","Zangief"] // a vírgula determina que existe uma array dentro de um array
]
trace(herois[0][0]); // linha e coluna

trace ("a matriz herois tem ",herois.length," linhas e ",herois[0].length," colunas"); // quantos objetos tem na matriz

--
Criação de tempo

var tempo:Timer = new Timer(1000,5) // é ativado 5 vezes a cada 1 segundo
tempo.start() // começa o tempo
tempo.addEventListener(TimerEvent.TIMER, time)//ativa a função a cada vez que o tempo chegar no tempo determinado

function time (e:TimerEvent):void // usa-se o TimerEvent para importar
{
//comandos
trace(tempo.currentCount); // currentcount significa em qual ciclo o tempo esta, nesse caso irá imprimir 1 2 3 4 5 um número a cada 1 segundo ...
}

--

utilização do timer...um exemplo fácil é utilizá-lo em criação de partículas, não sei se é o jeito correto de criar partículas no palco, mas um dos métodos poderia ser esse ...
você pode criar chuva ... neve ... núvens ...

basta criar um timer e uma função que criará o elemento, então a cada um determinado tempo poderá criar o elemento.

a utilização da matriz é meio confusa, mas a Matriz, nada mais é do que uma variável que pode conter vários valores da mesma, ela é como uma grade, separa-se em linha e coluna. por exemplo: uma matriz pode ser 6x6 (6 linhas e 6 colunas) 3x2 (3 linhas e 2 colunas) e assim em diante. em uma matriz você pode determinar a linha 4 (por exemplo) como variável de texto e a 1 (por exemplo) como variável de inteiro e então ligá-las ... por exemplo: temos o jogador 1 2 e 3 e respectivamente eles tem 100 200 e 300 pontos, em uma matriz ficaria:
jogador 1[0,0]jogador 2[0,1]jogador 3[0,2]
100 [1,0]200 [1,1] 300[1,2]

perceba que que a coluna 0 (a primeira) é reservada para o jogador 1, logo terá em uma única variável várias para guardar várias informações de um mesmo tipo dentro de uma única variável

Obs.: não publicarei o código fonte para que o usuário mesmo digite o próprio código

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Ele está sujeito à aprovação antes de ser aceito, portanto, manere.